O Dogo Argentino é um cão de grande porte, que apresenta uma aparência equilibrada e harmoniosa.
Cão de caça, é antes de tudo um ótimo companheiro de vida para as famílias, ele é gentil, afetuoso, requer atenção e presença.
Ele é fiel, leal e, acima de tudo, pouco latidor, sendo um excelente cão de proteção, além disso, não necessita de nenhuma manutenção especial, exceto estar frequentemente ao seu lado, porque não suporta a solidão. Conheça mais sobre esta magnifica raça abaixo.
História da raça
O Dogo Argentino vem direto da região de Córdoba, Argentina, sendo graças ao doutor Antônio Nores Martinez que deu origem a esta raça de cães. Ele era um cirurgião na primeira metade do século XX.
Ele decidiu cruzar um velho cão de briga de Córdoba (perro de pelea cordobès) com um Mastiffs, Bulldogs e Bull Terriers.
Os cães usados para reprodução eram todos completamente brancos, essa seleção drástica e precisa permitiu ao médico criar linhas diferentes. Assim, o cão lutador de Córdoba se cruzou com um mastim alemão para criar outras variações da raça como o mastim de Bordéus, o Pointer e o Boxer.
O padrão Mastiff argentino foi estabelecido em 1928, no início era usado como cão de luta. O médico estava convencido de que ele poderia ser usado durante as caçadas.
Então, em 1947, ele levou seu melhor exemplar no Clube de Caçadores de Buenos Aires para uma demonstração. Um bom olfato, músculos impressionantes e uma resistência muito boa convenceram a maioria dos céticos.
Chegou à Europa na década de 1970, primeiro na Itália e depois na França, onde se tornou muito popular.
Características físicas do Dogo Argentino
O Dogo Argentino é um poderoso mastim de pelo curto que se caracterizado por sua pelagem branca.
Esta raça de cão grande adota proporções harmoniosas e um corpo atlético e musculoso. As patas são robustas e a silhueta é enfatizada por uma cauda longa e grossa.
O crânio do Dogo Argentino é bastante característico, marcado por uma mandíbula poderosa e de formato convexo.
Os olhos escuros ou castanhos estão bem separados e dão uma impressão de inteligência e ferocidade. As orelhas são altas e bem separadas e caem para os lados se não tiverem sido cortadas.
- Peso: o peso ideal para a raça é de 45 kg.
- Tamanho: a raça mede aproximadamente 65 cm.
- Pelo: A pelagem é curta e lisa.
Personalidade e comportamento
Apesar de sua aparência de cão de caça, o Dogo Argentino é geralmente um cão calmo e afetuoso.
Mas, Isso não o impede de ser um excelente cão de defesa ou guarda, sendo que este animal é realmente muito corajoso e muito protetor de sua família.
Bem educado, o Dogo Argentino pode facilmente viver com uma família, mesmo com crianças. Na verdade, é um cão com um caráter equilibrado, que pode, portanto, ser perfeitamente educado. Muito carinhoso com seu dono, este cão será tão dedicado quanto gentil.
Você deve sempre se certificar de socializar um filhote de Dogo Argentino, pois este cão costuma brigar com outros machos de sua raça ou com outros cães.
Como todos os mastins, ele pode às vezes tem um caráter teimoso, assim é preciso opor-se a ele com um mestre capaz de ganhar respeito com muita delicadeza e sem nunca usar de violência.
Educação
Perfeitamente adaptado à vida familiar, o Dogo Argentino precisa de uma educação cuidadosa e rigorosa.
Ele cumpre facilmente as regras que lhe são impostas, mas as regras devem ser consistentes e instiladas com firmeza, mas não de forma brutal.
Não é recomendado estimular sua agressividade, pelo contrário, você tem que conter seu entusiasmo.
Ele pode estar mais distante com estranhos, desde que tenha sido socializado desde filhote, coabita mais facilmente com outros animais.
Filhotes tendem a ser tímidos quando chegam em sua nova família, por isso é importante torná-lo social o mais rápido possível, especialmente com crianças. Ele deve aprender a brincar com eles e sentir sua presença.
Ele deve se sentir completamente seguro para seguir as ordens de seu dono ao pé da letra e ser obediente.
Saúde
O Dogo Argentino é um cão rústico, rigorosamente selecionado e que é alvo de inúmeros cruzamentos para evitar a consanguinidade.
O filhote deve ser supervisionado cuidadosamente até a idade adulta para prevenir possíveis problemas de desenvolvimento.
Adaptada a condições adversas, robusta e dotada de excelente diversidade genética, esta raça apresenta poucos problemas de saúde.
Como em outras raças de cães, a cor branca deve-se a um gene responsável por uma predisposição à surdez, nem rara nem frequente, normalmente detectada a partir dos 3 meses de idade.
Ainda, por causa de um cabelo bastante fino, a exposição muito longa ao sol escaldante pode fazer com que ele aqueça.
Cuidados e higiene
Sua manutenção é muito fácil, já que este é um cão ao ar livre que tem poucas necessidades, além de uma ingestão alimentar exigente durante o crescimento.
Seu temperamento enérgico e brincalhão é então associado a um desenvolvimento muscular excepcional.
Uma escovação semanal é suficiente, possivelmente um banho a cada 4 a 6 meses. O comprimento da pelagem pode variar dependendo do clima.
Dogo Argentino Preço
O preço de um filhote de Dogo Argentino pode variar de R$ 1.500,00 a R$ 3.500,00 dependendo do sexo do animal, linhagem e cor.
Pensando em ter um Dogo Argentino? Essas dicas ajudarão você a cuidar de seu novo pet da melhor forma possível!