Fila Brasileiro: Características, Comportamento, Cuidados e História da Raça

O Fila Brasileiro é uma grande raça de cães de trabalho, sendo uma das primeiras raças reconhecidas como sendo exclusivamente desenvolvida no Brasil. 

É conhecida por sua excelente capacidade de rastreamento e um temperamento implacável. 

Devido a essas qualidades, o Fila Brasileiro é usado como cão de guarda, como cão pastor para pastorear gado e como cão de caça. Gosta de raça? Conheça mais sobre suas principais características abaixo.

A história da raça Fila Brasileiro

Alguns criadores de Fila Brasileiro acreditam que ele é um ancestral dos primeiros cães encontrados pelos portugueses quando conheceram os nativos do Brasil há mais de 500 anos.

Muitos outros criadores acreditam nos antigos textos em português que afirmam que o nativo não tinha animais domésticos. 

cachorro fila brasileiro

Mesmo se você não acredita que eles têm sangue nativo, a raça é brasileira, descendente dos cães que os colonos europeus trouxeram para trabalhar com gado em sua nova colônia. Pode ter ancestrais Bloodhound, ancestrais do Bulldog Inglês, e pode até ser um parente do Presa Canário, já que alguns de seus ancestrais podem ser das Ilhas dos Açores.

De acordo com João Baptista Gomes, um conhecido juiz da raça aqui no Brasil, a origem da raça é provavelmente as ilhas dos Açores. Foi cruzado com Fila da Inglaterra e o fila brasileiro foi desenvolvido para trabalhar em fazendas de gado isoladas e perigosas.

Características físicas da raça

O Fila Brasileiro é um cão de aparência impressionante, com 30 cm de altura nos ombros e um corpo musculoso sólido. As patas traseiras deste cão são mais longas que as pernas anteriores, o que dá ao corpo do cão uma aparência inclinada quando está de pé.

Seu corpo é um pouco mais longo do que alto, e eles têm uma cauda longa e pontuda que geralmente é mantida baixa.

O Fila Brasileiro tem um peito profundo e uma cabeça maciça que apresenta orelhas triangulares mantidas achatadas contra o rosto. Você pode ver a influência Bloodhound na raça pelas barbelas pesadas e pelos lábios pronunciados.

fila brasileiro preto

Olhos redondos escuros que não perdem nada olham firmemente para você. Com um peso geralmente acima da marca de 45 quilos, este é um cão imponente e impressionante. Eles têm pelos curtos, pelagem folgada, muito densa e bastante dura ao toque, e eles apresentam uma ampla variedade de cores, exceto o branco sólido.

Às vezes, eles apresentam uma máscara facial preta, mas nem sempre. O Fila Brasileiro está sempre alerta, e é por isso que eles são excelentes cães de guarda. Forte na constituição, forte na personalidade, este cão requer um dono forte e experiente para permitir que ele se torne um cão equilibrado.

Comportamento

O Fila Brasileiro é um ótimo cão de guarda familiar, pois é uma ótima companhia para seus donos e pessoas que conhece bem, mas é conhecido por não gostar de estranhos.

Eles geralmente eram cães de fazendo, por isso estão acostumados a ter muito espaço para correr, por este motivo, a raça não é uma boa para apartamentos e famílias ocupadas.

Cuidados e higiene da raça

O Fila Brasileiro requer uma boa escovação uma vez por semana para manter a pelagem nas melhores condições.

Eles exigem um banho apenas com base nas necessidades, pois esfregar com um pano úmido costuma ser suficiente para mantê-los bem arrumados.

fila brasileiro tigrado
Fila Brasileiro Tigrado

Ao dar banho no cachorro, use produtos suaves para proteger os óleos naturais da pele. Certifique-se de secar as dobras profundas da pele para impedir o desenvolvimento de infecções ou problemas da pele.

Verifique cuidadosamente o ouvido interno, pois é uma área vulnerável onde a infecção pode começar. Seja muito gentil e limpe com um pano macio e úmido para remover qualquer sujeira ou cera.

Nunca coloque um cotonete nos canais do ouvido interno, pois isso pode causar danos. A maioria dos cães exige que seus dentes sejam limpos para evitar o acúmulo de tártaro; portanto, escove os dentes do cão pelo menos duas vezes por semana para manter a higiene bucal.

Adestramento

Treinar o Fila Brasileiro não é uma tarefa para os fracos de coração e não será alcançado por alguém que eles não conhecem e não confiam desde a infância. O único treinador a quem eles obedecem aos comandos é um proprietário ao qual eles são leais e que eles aprenderam a entender é a força dominante no relacionamento.

Teimosos e obstinados, eles não vivem para agradar, e um bom treinador precisará de paciência para educa-los. 

Embora seja uma tarefa inerentemente difícil, sem o treinamento, você corre o risco de possuir um cão potencialmente incontrolável.

fila brasileiro filhote
Fila Brasileiro Filhote

O Fila Brasileiro é perigoso?

O Fila Brasileiro tem a fama de ser considerada uma raça perigosa. Mas, isso não possui logica, já que, o Fila não é mais perigoso do que qualquer raça grande. Eles são grandes e poderosos, mas não uma raça violenta.

Fila Brasileiro Preço

preço de um filhote de Fila Brasileiro pode variar de R$ 1.000,00 a R$ 3.000,00 dependendo do sexo do animal, linhagem e cor.

Com essas dicas e treinando o seu Fila Brasileiro desde filhote, você conseguira ter um cão companheiro e muito leal ao seu lado.