Gato Angorá: Características, Personalidade, Cuidados e História da Raça

O Gato Angorá é elegante e muito belo de se olhar, com um pelo médio ao longo também tem uma vantagem sobre as outras raças com esta característica: um subpêlo muito leve, que facilita muito a sua escovagem e consequentemente a sua manutenção. 

Ainda, o angorá é muito fácil de lidar, mas ele não aprecia a solidão, ao mesmo tempo que também ama ser independente. 

Porém, isso não o impede de gostar da presença de seu dono, a quem é muito apegado. Ágil, flexível, ele também é bastante esportivo. Gosta de brincar com crianças e não se incomoda com a companhia de cães. Conheça mais sobre está magnifica raça de gato abaixo:

gato angora branco

História da raça

O Gato Angorá é originário de angorá, como seu nome sugere, uma cidade da Turquia. A raça é muito antiga, pois pode ser encontrada em escritos da época do antigo Egito. Seus cabelos longos e pelos brancos eram muito populares entre os turcos. 

Ele oficialmente desembarcou na Europa no século 17, e devemos seu aparecimento a um francês, Nicolas de Peiresc, e a um italiano, Pietro della Valle. 

Na corte francesa, seu pelo comprido atraia curiosidade, pois até então, os europeus se voltavam principalmente para gatos de cabelo curto. Os pintores também se inspiram nesta raça, muito esguia e agradável à vista.

No entanto, o angorá quase desapareceu, na origem da criação dos persas, ele se tornou uma vítima. Felizmente, criadores americanos e europeus se uniram para lhe dar uma segunda vida. Assim, a raça retorna com vigor após a Segunda Guerra Mundial. 

Características físicas

As principais características físicas do Gato Angorá são:

gato angora preto
  • Corpo: o angorá tem um corpo esguio e fino. Sob seu cabelo. O seu corpo permite-lhe ser particularmente ágil e flexível visto que o seu peso total não ultrapassa os 5 kg.
  • Pelagem: Ele tem um pelo médio a longo, sendo especialmente mais abundante na região da barriga e do peito. Sua pelagem parece pena e é muito agradável ao toque. Ele tem pouco subpêlo.
  • Cor: As cores chocolate, canela, lilás ou fulvo não são aceitas, obviamente, o angorá branco é o mais popular.
  • Cabeça: Sua cabeça é muito pequena em comparação com o resto do corpo, em forma de triângulo com pontas amolecidas.
  • Olhos: São ligeiramente angulares, bastante grandes e em forma de amêndoa.  

Personalidade do Gato Angorá

O Gato Angorá tem uma natureza gentil, afetuosa e amorosa, ele é extremamente calmo, reconfortante e busca proximidade com o seu dono. 

Consegue desenvolver laços estreitos com o seu dono e é ideal para quem procura tranquilidade e deseja um gato calmo no dia a dia. De certa forma, podemos dizer que o Gato Angorá é uma excelente companhia.

É também um gato doméstico, é muito atencioso e conhece muito bem aqueles com quem divide a casa. 

gato angora cinza

Muito sociável, aprecia a convivência com as pessoas à sua volta e gosta de se sentir incluído e bem cuidado. E é necessário um ambiente particularmente agitado para tirá-lo de sua calma. 

Claro, ele gosta de sair para passear na natureza, mas é um gato de apartamento perfeito, afetuoso, apesar de tudo não se deixa influenciar facilmente e tem um caráter relativamente orgulhoso.

O Gato Angorá é um gato muito inteligente, ofereça a ele jogos intelectualmente estimulantes, você se divertirá brincando com ele e vendo-o se divertir. 

Saúde da raça

O gato angorá não é conhecido por ser muito sujeito a doenças, pelo menos quando se trata de um dono comprometido e cuidadoso.

No entanto, podemos citar duas doenças que afetam particularmente esta raça de gatos:

  • Ataxia autossômica recessiva: As ataxias são caracterizadas por distúrbios do sistema musculoesquelético. Os gatinhos afetados não podem andar e morrer muito jovens. Ainda não há tratamento disponível.
  • No entanto, a doença afeta apenas filhotes, gatos adultos também podem sofrer dela. 
  • Defeito genético no gato branco: Gatos com pelo branco, não apenas gatos angorás, são frequentemente afetados por perda auditiva, surdez e distúrbios de equilíbrio.
Gato Angorá

Cuidados e higiene

A sua manutenção acaba sendo mais fácil do que quando comparada a de outro gato de pelo comprido. E por um bom motivo, quase não tem subpêlo. 

Assim, a escovação regular semanal é suficiente, no verão, pode até ser uma vez a cada 2 semanas. Por outro lado, deve ser diariamente durante a troca de pelo, para evitar que engula seus pelos, o que causaria a formação de bolas de pelo, prejudiciais ao seu sistema digestivo.

O Gato Angorá simplesmente requer atenção especial durante o período de troca de pelo, principalmente na parte da escovação, de resto, é um gato muito limpo. 

Também, assim como em todos os gatos, é aconselhável monitorar regularmente o estado de seus ouvidos. 

Como é um gato que gosta de estar ao ar livre, será necessário garantir que ele não traga parasitas de volta para sua casa. Além disso, este gato adora água e não se importa em tomar banho de vez em quando.

Gato Angorá Preço

preço de um filhote de gato angorá pode variar de R$ 300,00 a R$ 2.000,00 dependendo do sexo do animal, linhagem e cor.

Pensando em ter um Gato? Essas são algumas dicas que ajudarão você a cuidar do seu bichano da melhor forma possível!