Gato Bengal ou Gato de Bengala: Características, Personalidade, Cuidados e História da Raça

O Gato Bengal ou Gato de Bengala é uma raça verdadeiramente única, afinal, trata-se de um verdadeiro “tigre doméstico”, já que a raça tem um pouco de sangue selvagem. 

Raças de gatos como o Bengal ou o Savannah são as mais recentes no mundo da criação! E, embora o Bengal tenha herdado as características físicas do gato leopardo asiático, do qual parcialmente descendeu, ele é um gato tranquilo, gentil e sociável. 

De altura média a grande, ele é caracterizado por um físico atlético, poderoso, ágil e elegante, não é agressivo, mas sim muito curioso e inteligente. 

Resumindo, ele é um gato cheio de qualidades, capaz de se adaptar aos mais diversos ambientes de vida, de fácil cuidado e convivência. Confira mais sobre esta peculiar raça abaixo:

História da raça

A história do gato bengal começa no início dos anos 1960 em Yuma, no estado do Arizona (oeste dos Estados Unidos). 

Foi aqui que viveu e trabalhou Jean Mill (1926-2018), geneticista e criador de gatos, quando em 1963, ela teve sucesso em obter uma gatinha híbrida cruzando um gato leopardo asiático (Prionailurus bengalensis) e um gato doméstico.

Outro cruzamento do mesmo tipo foi feito algum tempo depois na Universidade da Califórnia, Davis, e os 8 gatos que nasceram dele foram dados a ele ao geneticista. 

Jean Mill cruzou-os com várias outras raças de felinos, principalmente abissínios, birmaneses e egípcios Mau. Foi nessa base que o desenvolvimento do gato de bengala realmente começou.

O primeiro gato bengal foi registrado pela The International Cat Association (TICA) em 1983, e desde estão a raça tem se tornando muito popular no mundo todo.

Características físicas

As principais características físicas do gato bengal são:

  • Corpo: longo, robusto, poderoso e elegante, sua musculatura é bem desenvolvida e a estrutura óssea forte. O pescoço é longo e bem musculoso, as pernas de comprimento médio e acentuando a impressão de força liberada pelo conjunto.
  • Pelo: curto e espesso, de textura sedosa e macia.
  • Cor: os padrões procurados e aceitos são “manchados”, rosetas (impressão da pata, ponta de flecha ou anel) e marmorizados. As manchas e rosetas devem contrastar bem com a cor de fundo. 
  • Cabeça: forma triangular, tamanho relativamente pequeno, mais semelhante em aparência ao felino selvagem do que ao gato doméstico. O nariz é largo e o queixo bem marcado.
  • Olhos: ovais, quase redondos, grandes, bem separados. A cor pode ser verde, dourado, azul ou azul claro (próximo ao topázio).
  • Orelhas: pequenas ou médias, largas na fixação, arredondadas no topo, pontiagudas para a frente e sem pluma.

Personalidade e comportamento do Gato de Bengala

O gato bengal tem uma aparência selvagem, mas uma personalidade muito gentil. Sob a aparência de um leopardo, ele esconde uma natureza dócil de um gato doméstico. 

Seu caráter sociável vem de uma seleção criteriosa, continuada durante o programa de “construção” da raça.

Ele também manteve o aspecto e o caráter independente do Gato Leopardo e adquiriu a gentileza e a obediência do gato doméstico.

Quem decide ter um gato de bengala em sua casa, com toda certeza irá se apaixonar por sua gentileza e sensibilidade, isso porque ele é realmente capaz de se adaptar ao humor de seu dono.

Com uma personalidade gentil e calma, ele é simpático, inteligente, muito animado e brincalhão. No entanto, ele não é agressivo ou intruso, isso porque é capaz de compreender e respeitar as exigências dos seus donos. 

Ele adora ser elogiado e acariciado, oferecendo em troca ao seu dono um tratamento muito doce e afetuoso.

O gato bengal também é um grande caçador, instinto que expressa principalmente através da brincadeira, gosta de pular e trepar por toda parte (cortinas, árvores) e por isso precisa de muita atividade física e espaço.

Além disso, embora essa seja uma característica contrária à natureza dos felinos, ele gosta muito de água. Não é um gato que mia muito e sua voz lembra a de um animal selvagem. Esta é outra característica herdada de seus ancestrais!

Saúde da raça

O Gato de Bengala é um gato geralmente saudável. No entanto, certas doenças podem ser encontradas nesta raça, incluindo as seguintes:

  • Cardiomiopatia hipertrófica (CMH): dá origem a insuficiência cardíaca congestiva aguda, manifestada por arritmias cardíacas, edema pulmonar ou derrame pleural.
  • Neuropatia distal: doença do sistema nervoso, afetando os nervos dos membros.
  • Síndrome do Gatinho do Peito Plano / Pectus Excavatum: corresponde ao achatamento ou esvaziamento da parte inferior da caixa torácica do gatinho, causando dificuldades respiratórias.
  • Deficiência de piruvato quinase (PK-def): doença genética causada por uma mutação no gene que codifica a piruvato quinase, uma enzima envolvida no metabolismo da produção de energia pela degradação de açúcares nos glóbulos vermelhos. Isso resulta em anemia grave.
  • Atrofia progressiva da retina
  • Displasia do quadril
  • Luxação patelar (da patela)

Gato Bengal Preço

preço de um filhote de gato bengal pode variar de R$ 3.000,00 a R$ 10.000,00 dependendo do sexo do animal, linhagem e cor.

Pensando em ter um gato bengal? Essas são algumas dicas que ajudarão você a cuidar do seu pet da melhor forma possível!