Shiba Inu: Características, Personalidade, Cuidados e História da Raça

O Shiba Inu é um cão de origem japonesa, que no passado era o companheiro favorito das gueixas. 

Este animal gentil, leal e inteligente requer socialização e educação desde cedo para não se tornar medroso ou excessivamente independente. 

Mas, por trás de sua aparência adorável, o Shiba Inu é acima de tudo um cão com um caráter forte e uma inteligência singular.

Toda essa personalidade o torna um companheiro leal e afetuoso, mas também mais difícil de educar do que os outros. Conheça mais sobre a raça abaixo.

Shiba Inu

História da raça

O Shiba Inu é uma raça japonesa que existe há milhares de anos. Nos anos de 1898 a 1912, raças como Pointers e Setter inglês foram importadas para o Japão para a caça, raças que foram usados no cruzamento para gerar o Shiba Inu.

Seu nome “Shiba” significa algo pequeno, no Japão antigo ele viveu nas montanhas japonesas de frente para o mar e era usado por humanos em jogos de caça e pássaros.

Como resultado do cruzamento, a raça pura Shiba Inu começou a desaparecer, mas graças aos entusiastas, preocupados com a extinção, um padrão de raça foi estabelecido em 1934.

Para isso, eles haviam procurado cães não afetados pelo cruzamento nas remotas regiões montanhosas do Japão. 

Em dezembro de 1936, o governo japonês declarou o Shiba Inu “monumento natural” e “animal nativo do Japão”. 

shiba inu preto

Características físicas

Algumas das principais características físicas do Shiba Inu são:

  • Pelagem: é dura e muito áspera e o subpêlo mais macio e muito denso.
  • Cor: aceita-se diferentes tonalidades como vermelho, preto ou vermelho gergelim e preto e castanho. Gergelim significa que os cabelos muito pretos se misturam com o resto dos cabelos, principalmente na parte de trás. Creme e branco ou pinto (branco em mais de 50% do corpo com marcas assimétricas).
  • Cabeça: possui um crânio com uma testa larga e um focinho bastante grosso que diminui de largura para a frente. 
  • Orelhas: bastante pequenas e de formato triangular, são bem eretas e inclinadas para a frente.
  • Corpo: é forte com as costas retas. Os músculos estão bem desenvolvidos, mas o ritmo geral permanece leve.
  • Cauda: é grossa, é carregado para cima e enrolado para dentro.
shiba inu doge

Personalidade da raça

O Shiba é um cão animado e muito inteligente, conhecido pela sua lealdade e energia. Uma verdadeira bola de energia, ele é um ótimo cão de companhia e pode servir como cão de alerta, se necessário.

Bastante esportivo, este cão será perfeito com crianças, que vão gostar de brincar com ele. Ele também terá um excelente desempenho em esportes caninos, como agilidade. 

Mas se o programa é ficar no sofá para tirar uma soneca, também pode ser acomodado de vez em quando! Adapta-se muito bem a vida e ao ritmo de vida de cada família.

Você deve saber que a personalidade do Shiba Inu é única, as vezes é comparado a um gato por seu desejo de independência e sua tendência de querer estar sempre limpo. No entanto, ele permanece muito afetuoso e leal ao seu mestre. Além disso, ele também se dá muito bem com gatos!

O Shiba Inu pode ter certos problemas sociais, por isso é muito importante cuidar da sua socialização, desde a criação. Uma educação positiva pode ajudar, mas para evitar que ele seja muito dominante com outros cães, é aconselhável castra-lo desde cedo.

cão shiba inu

Saúde da raça

O Shiba Inu não apresenta nenhum problema de saúde em particular, é uma raça resistente que raramente fica doente e não é afetada por doenças genéticas graves. 

Ele é até um cachorro que envelhece bem, se devidamente cuidado por um veterinário para vacinas, vermífugos e cuidados habituais, o Shiba Inu viverá bem velho. 

Também, é importante ficar atento ao frio ou calor e carrapatos, algumas questões digestivas devem ser observadas, bem como pequenas alergias. 

Aqui estão as doenças que podem afetar com mais frequência cães desta raça:

  • Adenite sebácea
  • Atopia (tendência a desenvolver alergias)
  • Atrofia progressiva da retina
  • Displasia retiniana
  • Distrofias da córnea
  • Displasia de cotovelo e quadril

Educação

O Shiba Inu é um cão denominado primitivo, ou seja, sua raça não foi muito modificada pelo homem e seus instintos estão mais desenvolvidos. 

Como resultado, sua educação não é das mais simples, por isso o dono deve saber mostrar autoridade sem violência e ser rigoroso principalmente nos primeiros meses do filhote. 

filhote de shiba inu branco
Filhote de Shiba Inu Branco

Como ele naturalmente não é muito dócil, é preciso paciência para lhe ensinar o básico. É possível ensinar-lhe truques se o recompensarmos a cada sucesso. 

A educação deve permanecer positiva para construir a confiança do cão, aprender a lembrar segue as mesmas regras de recompensas positivas. Também será necessário, desde muito cedo, conviver com crianças, bebês e outros animais.

Shiba Inu Preço

preço de um filhote de Shiba Inu pode variar de R$ 2.500,00 a R$ 7.000,00 dependendo do sexo do animal, linhagem e cor.

Essas são algumas das principais informações que você precisará para cuidar bem do seu Shiba Inu da melhor forma possível!