Yorkshire Terrier: Características, Comportamento e História da Raça

Yorkshire Terrier é uma das raças de cães mais populares e amadas do mundo atualmente. Ele é um cachorrinho impetuoso com um caráter forte, que não tem medo de ser maior do que ele. 

Ele certamente não hesitará em soar o alarme para seus mestres quando alguém se aproximar da casa.

Utilizado principalmente como cão de companhia, é um animal muito carinhoso com seu dono com um certo espírito de aventura. 

Muito gentil com as crianças, mas não muito paciente, ele continua sendo um dos cães favoritos das pessoas, sendo também o menor cão da família terrier. Conheça mais sobre a raça abaixo.

Cachorro Yorkshire Terrie

História da raça

A origem da raça remonta à Segunda Revolução Industrial, no início do século 19, quando muitos trabalhadores da indústria de lã deixaram a Escócia para chegar a Yorkshire (um condado da Inglaterra) com seus cães. 

Através do cruzamento com vários terriers locais, incluindo o Bichon Maltese, eles obtiveram o Yorkshire Terrier. 

A raça inicialmente foi projetada para caçar ratos em minas ou coelhos em tocas. Seu tamanho pequeno e cabelos longos são elementos essenciais para sua extração em tocas. O padrão oficial da raça foi estabelecido em 1898.

Características físicas do Yorkshire

As principais características físicas de um Yorkshire são:

  • Pelagem: razoavelmente longa no corpo, ele também é excepcionalmente liso e brilhante. 
  • Cabeça: bastante pequena e achatada, possui um crânio ligeiramente arredondado e um focinho barbado moderadamente longo.
  • Orelhas: pequenas em forma de V, retas, pouco afastadas e recobertas por pelo curto.
  • Corpo: compacto, dorso reto, rim apoiado e costelas ligeiramente curvadas.
filhote de Yorkshire Terrie

Comportamento e personalidade

O Yorkshire é curioso, inteligente e animado, ele é muito animado, tanto fisicamente quanto mentalmente, e tem um caráter forte. 

Às vezes calmo, às vezes alegre, agrada a todos, mas tenha cuidado com crianças pequenas, isso porque os Yorkshire não gostam de ser tratados com severidade e suportam pouca agitação.

Ele é um cachorro que ama conforto, ele adora aninhar-se nas almofadas do sofá ou, melhor ainda, no colo do seu dono, além disso ele requer muita atenção e não suporta a solidão.

Muito alerta, o Yorkshire Terrier reage ao menor ruído, ele não hesitará em latir alto quando intrusos se aproximarem da casa. Como resultado, ele é um bom cão “alarme”. Deve ser socializado e treinado desde cedo para evitar latidos incessantemente.

Apesar de seu pequeno tamanho, o Yorkshire é destemido e não hesitará em aceitar cães maiores do que ele. Alguns Yorkshire são inteligentes e aprendem rápido, enquanto outros são muito teimosos. 

A ida ao banheiro costuma ser lenta e difícil nesta raça, se estiver chovendo ou fazendo frio lá fora, ele pode se recusar a sair para defecar.

Não devemos esquecer que ele é um Terrier e que precisa correr, assim, não precisa ser constantemente carregado nos braços. Ele adora brincar e andar. Ele deve estar sempre na coleira ao andar, pois ele tende a querer perseguir pequenas criaturas.

yorkshire micro ou mini

Problemas comuns de saúde

O Yorkshire é um cão resistente e de longa vida, porém, ele está predisposto a certas doenças. 

Os problemas de saúde mais comuns do Yorkshire Terrier são:

  • Problemas articulares: luxação da patela, luxação congênita do cotovelo, hemivértebra, doença de Legg-Perthes-Calvé (doença no quadril) 
  • Problemas oculares 
  • Persistência do ductus arteriosus (defeito cardíaco congênito)
  • Hidrocefalia

Cuidados e higiene

O Yorkshire requer manutenção regular para manter uma boa aparência e uma pele saudável. Seu pelo longo e sedoso deve ser escovado e penteado diariamente para evitar feltragem e nós. É necessário pentear fio a fio, tendo o cuidado de começar pela parte inferior das pernas. 

Recomenda-se uma visita trimestral a um tratador profissional, obviamente, a manutenção do Yorkshire é mais fácil se ele for tosquiado. 

Se for raspado (corte “cachorrinho”), uma escovação semanal é suficiente. O cabelo ao redor dos olhos deve ser limpo semanalmente para remover manchas acastanhadas causadas por olhos lacrimejantes. 

Também é necessário monitorar regularmente o estado de seus ouvidos (remoção de pelos do canal auditivo).

Recomenda-se um banho todos os meses para manter limpo o seu pelo comprido. Para seu conforto, é aconselhável levantar seus cabelos da cabeça com um elástico ou um laço.

raça yorkshire

Educação

Este cão de caráter e às vezes teimoso exige uma certa firmeza, por isso os donos devem estabelecer limites. 

Muitas pessoas não se atrevem a enfrentá-lo porque ele tem um físico de cachorro fofinho. No entanto, ele precisa de uma educação precoce e rigorosa para poder controlá-lo. Por trás de sua beleza natural esconde-se um cão animado e determinado. 

Sua inteligência é tanto uma vantagem quanto uma desvantagem, pois ele entende todas as situações e sempre tentará sair vitorioso. 

No entanto, ele se adapta muito facilmente ao estilo de vida de seu mestre, seja ele atlético ou não. São cães conhecidos pela facilidade de latir (cão alarme), por isso será necessário educa-lo para isso não se tornar irritante.

Yorkshire Preço – Quanto custa um filhote de Yorkshire Terrier

preço de um filhote pode variar de R$ 500 a R$ 3.000, dependendo do sexo do animal, pedigree e tamanho (padrão, micro ou mini).

Você possui um Yorkshire? Então essas dicas ajudarão você a cuidar do seu pet da melhor forma possível.